Nova Pós Graduação

Um novo programa de pós-graduação está em análise na CAPES. Criado um grupo de dez pesquisadores da Escola de Ciência da Informação da UFMG, o Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (PPGGOC) deve ser implementado em 2016.

O novo programa se fundamenta nos conjunção dos objetos informação e conhecimento, tecnologias e pessoas. Três questões norteiam a busca por formas de atender tal demanda:

a) questão física, que abrange o estudo das características e das leis do universo da informação e do conhecimento registrado

b) questão social, que se refere ao estudo sobre como os usuários especializados buscam, usam e se relacionam com a informação e o conhecimento

c) a questão da organização, que envolve a busca por formas mais efetivas de acesso a informação e ao conhecimento registrado, do ponto de vista humano e tecnológico

O PPGGOC é um programa de pós graduação que se insere nas Ciências Sociais Aplicadas, com um viés de caráter aplicado, que busca entender e promover a pesquisa no âmbito de três grandes tendências atuais, de alta relevância para a sociedade, a pesquisa e a educação:

a) a tendência de conexão e interação entre equipamentos via web, através de vocabulários controlados, popularmente denominados internet das coisas;

b) a explosão de fontes de informação e conhecimento heterogêneas, que tem sido denominada de big data e a necessidade de torná-las úteis;

c) a necessidade de se aprimorar a avaliação de sistemas de informação, para melhor identificar as necessidades e os usos da informação e do conhecimento em contextos especializados.

O egresso do PPGGOC  receberá formação diferenciada, a qual, integrada a necessidades de outras áreas no que diz respeito à organização da informação e do conhecimento, vai possibilitar avanços em campos estratégicos como medicina, energia, segurança, meio ambiente, dentre outros.