Ferramentas Pessoais
Acessar

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Navegação

Projetos

Principais projetos em andamento coordenados por pesquisadores do grupo.

 

    • Document Acts:
      Descrição: The ontology of d-acts is based on a theory of document acts proposed by Barry Smith and Reinach’s theory of social acts and legal entities: Smith, B. (2012) “How to Do Things With Documents”, Rivista di estetica, 50 (2/2012), LII: 179-198. However, there are some amendments from our side which are to be found in the documentation.
      Integrantes: Mathias Brochhausen (University of Arkansas For Medical Sciences); Amanda Hicks (University of Arkansas For Medical Sciences); Mauricio B. Almeida (UFMG); Laura Slaughter (Norwegian University of Science and Technology)
      2014 – pres.
    • Legal Project
      Descrição
      : What is this thing called law? Does it consist of a set of universal moral principles in accordance with nature? Or is it simply a collection of largely man-made, valid rules, commands, or norms? Does the law have a specific purpose, such as the protection of individual rights, the attainment of justice, or economic, political, and sexual equality? Can the law be divorced from its social context? […]
      Integrantes: Dr. Maurício B. Almeida (UFMG), Simone Torres (Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais), Kátia Cardoso Coelho (Fundação Hemominas). Dr. Christiano Pessanha (UFMG)
      2015 – pres.
    • Projeto de Mestrado Profissionalizante em Informática em Saúde e Telessaúde na Faculdade de Medicina
      Integrantes: Dr. Maurício B. Almeida (UFMG), Dra. Zilma S. Nogueira Reis (UFMG), outros.
      2015 – pres.
    • Representação de processos organizacionais em domínios de conhecimento especializado intensivo no âmbito de instituições de saúde pública.
      Descrição: Propor estudos que possibilitem alcançar uma metodologia sistemática para caracterização de documentação médica de acordo com os efeitos sociais que o documento produz nos diversos contextos em que se manifesta.
      Integrantes: Dr. Maurício B. Almeida (UFMG), Dr. Mathias Brochaussen (University of Arkansas for Medical Science), Dr. Christiano Pessanha.
      2015 – pres.
    • Caracterização da documentação médica para fins de representação em sistemas de informação.
      Descrição: Propor melhorias na representação de processos organizacionais de uma instituição pública de saúde, por meio de uma abordagem, a qual tem sido chamada de Engenharia Organizacional. Essa abordagem leva em consideração os aspectos humanos, em detrimento de uma visão mecanicista orientada apenas à função.
      Integrantes: Dr. Maurício B. Almeida (UFMG), MsC. Kátia C. Coelho (UFMG), Dr. David Aveiro (Universidade da Madeira)
      2015 – pres.
    • Blood Project
      Descrição: Representação do conhecimento sobre sangue humano, elaboração de princí­pios e melhores práticas
      Integrantes: Dr. Maurício B. Almeida (UFMG), Dr. Barry Smith (University at Buffalo), alunos de pós graduação do PPGCI-UFMG.
      2011 – pres.
    • Modelagem de dados Clínicos para troca de informação entre os sistemas de registro eletrônico em saúde utilizados pela UFMGe a base de RES-MG Transferência de informações entre diferentes níveis de cuidados da rede de atenção à saúde do SUS

      Descrição: Financiamento FAPEMIG aprovado em 7/abril/2015 APQ-03486-13 No presente estudo, utilizaremos o cenário do cuidado obstétrico como caso de uso (use case) para estudo e desenvolvimento de soluções de conectividade entre sistemas. Partindo da assistência pré-­‐natal em unidades básicas de saúde até a admissão para o parto, seguida da alta materna e neonatal, esta modalidade assistencial permite a troca, de forma ágil pela duração bem definida do cuidado à gestante, entre os elementos em um cenário de saúde real para contextualizar o emprego de instrumentos metodológicos destinados à comunicação entre sistemas de informação. O Ministério da Saúde brasileiro regulamentou um conjunto de recomendações e procedimentos para se atingir padrões compatíveis com essa comunicação entre SIS, através da Portaria Nº 2.073 (2011), entretanto ainda longe de estarem implementados, tais requisitos demandarão transferência de tecnologia de desenvolvedores de procedimentos e softwares com este propósito, além de ações multidisciplinares entre a medicina e a informática, objetos específicos deste projeto de pesquisa. Considerando-­‐se a necessidade de aquisição de know-­‐how específico e de desenvolvimento de capacidades técnicas na construção e manutenção de SIS, além da infraestrutura do Estado de Minas Gerais disponibilizada para o armazenamento e gestão de informações clínicas de forma segura e as potencialidades dos parceiros envolvidos nesta proposta. Este estudo científico de caráter interdisciplinar entre a medicina, ciência da informação e da computação compreende o desenvolvimento e aplicação de um modelo para gestão da informação em saúde ao buscar de forma segura, oportuna e eficaz proporcionar o acesso de profissionais de saúde às informações clínicas em sistemas eletrônicos de informação distintos, visando à continuidade do cuidado..
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
      Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Renato Rocha Souza - Integrante / Maurício Barcellos Almeida - Integrante / Zilma Silveira Nogueira Reis - Coordenador / Thabata Queiroz Vivas de Sá - Integrante.

    • Archives Without Borders Exploratory Research on Accelerating Declassification and Creating an International, Web-Based Archive

      Descrição: This proposal calls for building a community of researchers in different countries who are ready to work together to tackle the problems and seize the opportunities presented by aggregating electronic archives. This project would begin by bringing together teams of archivists, social scientists, and data scientists from the U.S., the U.K., and Brazil to conduct exploratory research, develop ?proof of concept? prototypes, and engage the broadest possible audience in outreach with partners in the media and government..
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

      Integrantes: Renato Rocha Souza - Coordenador / Flavio Codeco Coelho - Integrante / Suemi Higuchi - Integrante / Celso Castro - Integrante / Matthew Connelly - Integrante.
    • Criação de Índices de Preços ao Consumidor baseado em informações da web (IPC-W)

Descrição: Dando continuidade a parceria firmada em setembro de 2014, a Escola de Matemática Aplicada (FGV/EMAp) e o Instituto Brasileiro de Economia (FGV/IBRE) propõem a continuação do projeto ?Proposta de criação de um Índice Espacial de Preços ao Consumidor (IEPC-RJ) por regiões da cidade do Rio de Janeiro?. Durante este projeto todas as metas estabelecidas foram cumpridas, a saber: a) Tratamento dos dados das séries de preços do IBRE; b) construção de banco de dados com extensões espaciais e provisão para o cotejamento com séries de preços online; c) georreferenciamento dos informantes; d) análise de distribuição espacial de informantes; e) análise das séries temporais de preços nas 5 Aps (áreas de planejamento) do Rio de Janeiro e f) prototipação das tecnologias, desenho e automação de processo de filtragem, processamento e visualização de dados em site animado. O processo completo será detalhado no relatório do projeto e os resultados sumarizados em artigo submetido a periódico especializado e disponível em preprint1, ambos anexos. Pretendemos dar continuidade ao projeto através da criação de um índice de preços ao consumidor baseado em dados da web (IPC-W) com dados a serem capturados em uma variedade de sites online, de modo perfazer dimensões análogas aos preços monitorados no IPC-IBRE (alimentos, serviços, bens de consumo, alugueis, etc.). A metodologia proposta para o cálculo é baseada em Cavallo (2013)2. Os potenciais resultados desse projeto são: (a) Criação e divulgação de um índice de preços baseados em dados da web (IPC-W IBRE|EMAp); (b) criação de uma medida que anteceda o IPC e que pode ser atualizada em base diária; (c) desenvolvimento de novas tecnologias de extração de dados, visando ao planejamento de formas alternativas e menos custosas de cálculo do atual IPC e de outros indicadores calculados pelo IBRE.; e (d) artigos acadêmicos. Pretendemos, no escopo deste projeto, e com a experiência adquirida e sinergia alcançada no período do projeto atual em curso, criar um novo centro na FGV: O Data Science & Statistics Lab (DSSL | IBRE | EMAp)..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) .

Integrantes: Renato Rocha Souza - Coordenador / Flavio Codeco Coelho - Integrante / Eduardo Fonseca Mendes - Integrante / Pedro Guilherme Costa Ferreira - Integrante / Vagner Laerte Ardeo - Integrante.

    • Modelagem do comportamento de séries espaço-temporais com aplicações ao transporte viário do Município do Rio de Janeiro

      Descrição: Utilizando como base os dados de localização dos ônibus do município do Rio de Janeiro, a cada minuto, desejamos responder perguntas pertinentes à dinâmica do trânsito carioca. Buscamos identificar padrões na complexa malha viária do município, a fim de entender como mudanças nas regras dos ônibus e inauguração da Linha 4 do Metrô afetaram o trânsito na cidade; como a velocidade média é afetada com eventos locais e variáveis externas, tais como chuva; dentre outras questões presentes no dia a dia da população. O projeto agrega um número de desafios, tais como o desenvolvimento de robôs para fazer a coleta e processamento dos dados crus e construção da base anaĺítica. Os aspectos metodológicos do projeto agregam a utilização de modelos estatísticos espaço-temporais e de técnicas de aprendizagem de máquinas. Ao fim do estudo, pretendemos entender melhor a dinâmica do trânsito e do transporte público carioca e possuir uma base onde pesquisadores possam trabalhar sem as dificuldades iniciais de acesso aos dados..
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
      Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) .

      Integrantes: Renato Rocha Souza - Integrante / Moacyr Alvim Horta Barbosa da Silva - Integrante / Eduardo Fonseca Mendes - Integrante / Eduardo Soares Ogasawara - Coordenador.